[RESENHA] Saga O Vendedor de Sonhos (O Chamado ~ A Revolução dos Anônimos ~ O Semeador de Ideias) – Augusto Cury

Olá pessoal, como estão? Devido ao lançamento do filme O Vendedor de Sonhos, resolvi fazer uma resenha dos três livros que envolvem o universo desse homem que tem como objetivo pessoal, mudar vidas. Espero que, assim como ele conseguiu me fazer refletir sobre o bem que eu quero fazer no mundo, ele também possa inspirar você.

A saga é iniciada pelo livro “O Vendedor de Sonhos – O Chamado”, mas nada impede o leitor de escolher a ordem que lhe for mais agradável.

vendedordesonhos1Sinopse: “Um homem maltrapilho e desconhecido tenta impedir que um intelectual se suicide. Um desafio que nem a polícia nem um famoso psiquiatra tinham sido capazes de resolver. Depois de abalá-lo e resgatá-lo, esse homem, de quem ninguém sabe a origem, o nome ou a história, sai proclamando aos quatro ventos que as sociedades modernas se converteram em um hospício global. Com uma eloquência cativante, começa a chamar seguidores para vender sonhos em uma sociedade que deixou de sonhar. Nada tão belo e tão estranho… Ao mesmo tempo que arrebata as pessoas e as liberta do cárcere da rotina, arruma muitos inimigos. Será ele um sábio ou o mais louco dos seres? Um romance que nos fará chorar, rir e pensar muito.” 

Ficção – Literatura Brasileira | 296 Páginas | Editora Academia de Inteligência | ISBN: 9788560096275 | Ano: 2008 | Avaliação no Skoob | Classificação: 3 de 5 Pétalas

Devo começar dizendo que meu forte nunca foi ler livros de autoajuda, não por depreciar o conteúdo do gênero, muito pelo contrário, mas Augusto Cury conseguiu elevar o nível. Eu já comecei essa história achando que “não ia rolar”, que o papo ia ser muito pesado e depressivo e eu acabaria desistindo. Entretanto, para a minha própria surpresa, só guardei o livro depois de terminar de ler a última página. As palavras que se seguiram ao término da leitura foram: – Mãe! Quero a continuação!

Processed with VSCO with c1 preset
“Seu grande sonho está à venda?”

Sou apenas um caminhante

Que perdeu o medo de se perder

Estou seguro de que sou imperfeito

Podem me chamar de louco

Podem zombar das minhas ideias

Não importa!

O que importa é que sou um caminhante

Que vende sonhos para os passantes

Não tenho bússola nem agenda

Não tenho nada, mas tenho tudo

Sou apenas um caminhante

À procura de mim mesmo. (canção dos caminhantes)

Logo de cara eu já gostei do personagem principal, pois as características humanas do mesmo lembram muito Jesus. Além, claro, de seus seguidores, que acabam tornando-se discípulos. Nesse livro, em especial, eu me senti envolvida pelo mistério de “quem é esse homem? Qual a história dele?” e eu não cansava de querer saber o porquê dele estar semeando sonhos em uma terra tão infértil. Amei todas as reflexões e todos os “tapas na cara” que eu levei ao ler os pensamentos do Homem Maltrapilho. Mas o mistério não é totalmente esclarecido nesse primeiro livro.


vendedordesonhos2

Sinopse: “O Romance O Vendedor de Sonhos e a Revolução dos Anônimos mostra como a trajetória de cada ser humano é admiravelmente complexa, escrita com lágrimas e júbilo, tranquilidade e ansiedade, sanidade e loucura. Seus discípulos são baderneiros e revolucionários que transformam drama em comédia e colocam grandes ideias num circo social.”

Ficção – Literatura Brasileira – Romance | 320 Páginas | Editora Academia de Inteligência | ISBN: 9788560096510 | Ano: 2009 | Avaliação no Skoob | Classificação: 3,5 de 5 Pétalas

Nesse segundo livro, é possível dizer que o autor focou mais nos discípulos e no problema que cada um estava enfrentando. Podemos conhecê-los melhor e entender como a dor e o sofrimento causam reações distintas em cada um de nós. É possível rir e chorar ao mesmo tempo, pois tem situações tão comuns que é difícil alguém não se identificar com alguma delas. Até descobrimos que todos nós podemos ser vendedores de sonhos, se quisermos.

“Não tenho cobertor para dormir, mas tenho o aconchego da tranquilidade. Não tenho dinheiro para festas, mas festejo a vida todos os dias. Sou paupérrimo, mas sou dono de tudo por que meus olhos se encantam. Não tenho nada para comprar, mas vendo sonhos.”

Processed with VSCO with 10 preset
“Como se achar sem nunca se perder?”

“Os grandes homens também choram, e quando desabam vertem lágrimas inconsoláveis…”

Augusto Cury me deixou intrigada com a escolha pela qual resolveu escrever os livros dessa saga. Porque todos os livros tem o mesmo tempo, porém, são detalhados de ângulos diferentes. Ou seja, os três livros são um só, porém, cada um foca em uma parte específica, com a qual somos “induzidos” a refletir.


vendedordesonhos3

Sinopse: “Um poderoso homem sofre perdas irreparáveis e torna-se um colecionador de lágrimas. Despedaçado, sai em busca dos porões da sua mente e da sociedade dos seus sonhos.”

Ficção – Literatura Brasileira – Romance | 272 Páginas | Editora Academia de Inteligência | ISBN: 9788560096930 | Ano: 2010 | Avaliação no Skoob | Classificação: 4 de 5 Pétalas

Finalmente, no terceiro e último livro da saga, o autor resolve nos dar maiores detalhes da vida do nosso Mestre Maltrapilho. É nesse livro que vamos ficar cientes de todo o processo doloroso que o levou a ser um Vendedor de Sonhos. Também, poderemos ter mais contato com a parte sensível do homem tão misterioso, e aparentemente, inabalável. O homem que vende sonhos para todos, também já se viu sem esperanças, um dia.

Processed with VSCO with c1 preset
“Você vende sonhos ou lágrimas?”

“Não é possível”, pensei. Em vez de se prostrar diante de Deus, ele O chamou para um debate. E ninguém previa o que seria discutido. Depois desse episódio, ele deixou de ser um vendedor de sonhos e passou a ser um ousado semeador de ideias. E nós, após presenciar seu “debate”, nunca mais seríamos os mesmos. Não apenas os que o seguíamos ficamos perplexos, como também uma multidão que se aglomerou ao redor dele, emudecida.

Sim, esse livro também foca em Deus, no sentido de que nós, humanos, temos muitas perguntas ao Grande Criador. Que muitas angustias podem ser anuladas se obtivermos algum sinal de que Ele está conosco, nos vendo, nos guiando e nos apoiando.

Todos os livros são muito bons e muito quotáveis – é possível dizer que os livros inteiros são uma citação, haha -, mas esse é o que mais me encheu de vigor. Leitura recomendada para todos, inclusive para aqueles que, como eu, tinham certo preconceito com alguns gêneros literários. Nunca se sabe em qual página você vai ser impactado.


Trailer do filme: lançado aqui no Brasil no dia 08 de Dezembro.


E então, você já consegue responder alguma dessas perguntas? Tenha em mente que você é maior do que todo o mal que está ao seu redor, e se a mudança pode começar de alguma forma, com certeza, esse início pode vir de você.

Processed with VSCO with 1 preset

Beijos,

Luana, a Menina do Jardim.

2 comentários em “[RESENHA] Saga O Vendedor de Sonhos (O Chamado ~ A Revolução dos Anônimos ~ O Semeador de Ideias) – Augusto Cury

Deixe um comentário